Mundo

Organização Mundial do Movimento Escoteiro

Mundialmente o Movimento Escoteiro é coordenado pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro – OMME (World Organization of the Scout Movement – WOSM, em inglês) uma organização independente, apolítica e não-governamental,  composta de 171 Organizações Nacionais oficialmente reconhecidas e regida pela Constituição Mundial Escoteira. Ao todo, o escotismo está presente em mais de 223 países e territórios.

Com mais de 54 milhões de membros, a OMME é o maior movimento de juventude do mundo. Desse número, cerca de sete milhões são adultos voluntários que apoiam as atividades locais – assim, através da liderança direta, em um processo apoiado por adultos voluntários, cada Unidade Escoteira em qualquer parte do mundo abraça o mesmo conjunto de valores presentes na Promessa e na Lei Escoteira. Cada um dos milhares de escoteiros segue um sistema similar de educação não-formal, adequado para os aspectos únicos da sua comunidade.

O objetivo da OMME é promover a unidade e a compreensão do propósito e princípios do Escotismo, facilitando a sua expansão e desenvolvimento. O Inglês e o Francês são as línguas oficiais da OMME e, o Espanhol, Russo e Árabe são as línguas de trabalho.  Os órgãos da OMME são a Conferência Mundial, o Comitê Escoteiro Mundia l(WSC) e o Bureau Mundial (WSB). Administrativamente, a OMME está dividido em 6 Regiões Escoteiras Mundiais: África, Árabe, Ásia-Pacífico, Eurasia, Europa e Interamericana. Os Escoteiros do Brasil estão inseridos na região Interamericana e são a segunda maior organização da Região. Para acompanhar o desenvolvimento do escotismo no Mundo siga no facebook e também a página da OMME.

Mundo

Região Interamericana

São membros da Organização Interamericana as Organizações Escoteiras de países da Região Interamericana que sejam reconhecidas como membros da OMME. A Região Escoteira Interamericana foi a primeira criada na OMME, em 1945, e conta atualmente com 34 Organizações Nacionais, além de outras Organizações Associadas. Os Escoteiros do Brasil tem uma atuação de destaque e grande protagonismo na Região Interamericana, tanto entre voluntários como os profissionais escoteiros do Escritório Nacional.

A Região Interamericana proporciona oportunidades para colaboração de voluntários em grupos de trabalho e como dirigentes. A região também oferece cursos, treinamentos, encontros e outras iniciativas com vistas ao desenvolvimento da Região e Organizações Escoteiras associadas. Escoteiros do Brasil também atua junto a Cúpula do Cone Sul formada pela Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Brasil. Para acompanhar o desenvolvimento do escotismo na Região Interamericana siga no facebook. 

Para conhecer mais sobre o Escotismo no mundo acompanhe no facebook a página da Equipe Internacional dos Escoteiros do Brasil

Eventos Mundiais – Jovens

Uma importante característica do Movimento Escoteiro é sua universalidade: o Escotismo está presente em quase todos os países do mundo, sempre com os mesmos fundamentos propostos por Baden-Powell. Nas atividades escoteiras internacionais, jovens das mais diferentes origens têm a oportunidade de se encontrar e compartilhar suas experiências, fomentando uma cultura de paz e compreensão entre os povos.

As atividades para jovens em nível mundial são:

Jamboree Mundial: É um grande acampamento escoteiro que ocorre de quatro em quatro anos. O evento reúne jovens entre 14 e 17 anos durante 10 dias para celebrar a fraternidade mundial escoteira, conhecer novos amigos, culturas e ter experiências inesquecíveis. O 24º Jamboree Mundial foi realizado entre julho e agosto de 2019 no Estado da West Virginia, Estados Unidos com a participação de 41.000 pessoas. O próximo Jamboree Mundial será na Coréia do Sul em agosto de 2023. Os adultos podem participar desses eventos como: escotistas acompanhando os jovens nas patrulhas, equipe internacional de serviço (denominado IST) ou como participantes da organização do contingente brasileiro (CMT). 

Moot Mundial: É um grande acampamento escoteiro que ocorre de quatro em quatro anos. O evento reúne jovens adultos entre 18 e 25 anos durante 10 dias para celebrar a fraternidade mundial escoteira, conhecer novos amigos, culturas e ter experiências inesquecíveis. O 15º Moot Mundial foi realizado entre julho de 2017 na Islândia com a participação de 2.000 pessoas. O próximo Moot Mundial será na República da Irlanda em julho de 2022. Os adultos podem participar desses eventos como: escotistas acompanhando os jovens nas patrulhas, equipe internacional de serviço (denominado IST) ou como participantes da organização do contingente brasileiro (CMT). 

JOTA, JOTI – é uma abreviação em inglês para Jamboree-On-The-Air e Jamboree-On-The-Internet (JOTA-JOTI). É um evento internacional e oficial da Organização Mundial do Movimento Escoteiro. O objetivo do JOTA-JOTI é permitir e incentivar jovens do Movimento Escoteiro de todas as idades ao redor do mundo para se comunicar uns com os outros por meio de rádio amador e internet, proporcionando uma experiência divertida e educativa, fortalecendo novas amizades e o sentimento de pertencimento ao Movimento Escoteiro em todo o mundo. O JOTA-JOTI é realizado anualmente no mês de outubro. Em 2020, ocorreu uma edição especial por conta da pandemia mundial do COVID-19. 

Eventos Mundiais – Adultos

Conferência Mundial: A Conferência Mundial é a “Assembleia Geral” do Movimento Escoteiro. É o órgão máximo da Organização Mundial do Movimento Escoteiro e reúne-se a cada três anos durante uma semana, sempre em um país diferente. É composta por todos os seus membros, que são as Organizações Escoteiras Nacionais reconhecidas; somente uma Organização é reconhecida em cada país. Em alguns países, onde há várias Associações, estas são organizadas em Federações, e essas Federações é que são as detentoras deste reconhecimento. As Organizações são representadas nas Conferências Mundiais por, no máximo, seis delegados. Também podem participar observadores devidamente autorizados por suas Organizações Escoteiras Nacionais. Adultos a partir de 18 anos podem participar da Conferência Mundial. A 41ª Conferência Mundial realizou-se em Baku, Azerbaijão em 2017. A próxima Conferência Mundial será no Egito.  O evento foi postergado para 2021 em função da pandemia do COVID-19. Adultos a partir de 18 anos podem integrar a Delegação para participação na Conferência.

Fórum Mundial de Jovens: Na semana que antecede a Conferência Mundial é realizado o Fórum Mundial de Jovens (em Inglês WSYF – World Scout Youth Forum), sempre em uma cidade próxima à Conferência. Para facilitar os trabalhos, a participação no Fórum Mundial é limitada a cinco jovens entre 18 e 26 anos de cada país, sendo dois delegados e três observadores. O Fórum é um espaço de capacitação que tem por objetivo preparar os jovens líderes para participar das discussões da Conferência Mundial e de outras instâncias da Organização Mundial e de suas Organizações Nacionais. Durante o Fórum Mundial de Jovens são eleitos seis assessores juvenis (Youth Advisors) do Comitê Mundial. Esses jovens, com idades entre 18 e 26 anos, além de participar das reuniões do Comitê Mundial, como convidados permanentes durante seus mandatos, fazem parte de Grupos de Trabalho do nível mundial e são os responsáveis pelo programa do próximo Fórum Mundial de Jovens. 

Fórum Mundial Inter-religioso do Escotismo: O Movimento Escoteiro valoriza o desenvolvimento espiritual como parte fundamental na criação de qualquer pessoa, principalmente crianças e jovens. A OMME trabalha com grupos organizados de várias religiões para fortalecer a qualidade da Espiritualidade no Movimento Escoteiro e promover uma cultura de paz e entendimento global. 

Bonecos Mundo

Eventos Região Interamericana para Jovens

JAMCAM Interamericano:  O JAMCAM é a junção das primeiras sílabas de Jamboree e Camporee. São grandes acampamentos escoteiros dos países que compõem a Região Interamericana a cada 3 anos. O evento permite a participação de jovens do Ramo Escoteiro (Camporee) e do Ramo Sênior (Jamboree). Os adultos podem participar desses eventos como: escotistas acompanhando os jovens nas patrulhas, equipe internacional de serviço (denominado IST) ou como participantes da organização do contingente brasileiro (CMT). O 16o JAMCAM ocorreu em Foz do Iguaçu em 2020. O próximo JAMCAM está programado para o Summit Bechtel nos Estados Unidos em 2023.

Eventos Região Interamericana para Adultos: 

A Conferência Interamericana é o órgão máximo da Organização Interamericana de Escotismo e se reúne a cada três anos, sempre em um país diferente, no ano que antecede a Conferência Mundial. É composta por todos os seus membros, que são as Organizações Escoteiras Nacionais reconhecidas na Região Interamericana. As Organizações são representadas nas Conferências Interamericanas por, no máximo, seis delegados. Também podem participar observadores devidamente autorizados por suas Organizações Escoteiras Nacionais. Adultos a partir de 18 anos podem participar da Conferência Interamericana. A 27a Conferência Interamericana realizou-se na Cidade do Panamá em 2018. A próxima Conferência Interamericana será em 2021 no Paraguai.

Outros Eventos Internacionais

Fórum Mundial de Educação Não Formal: É um evento promovido pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro, em parceria com mais de 30 organizações internacionais, entre organizações de jovens e entidades da ONU, que trabalham com educação não formal e desenvolvimento de jovens.Durante três dias, o Fórum aborda os desafios conjuntos que o setor enfrenta, buscando criar mais apoio e reconhecimento em torno do papel da educação não formal na agenda da educação global. A 3a. edição do Fórum foi realizado no Rio de Janeiro em Dezembro de 2019. Não existe uma data para a próxima edição do evento.

Jamborees e eventos promovidos por outras Organizações Nacionais: Além dos eventos que constam da agenda da Organização Mundial do Movimento Escoteiro, os Escoteiros do Brasil recebem, com certa frequência, convites para participação em Jamboree Regionais e de outras Organizações Nacionais.  Esse eventos são divulgados para os associados e a formação de contingentes para esses eventos está condicionada ao número de interessados. Mais recentemente o Brasil participou do Jamboree Nacional do Chile, o Moot Nacional no Uruguai e temos interessados na participação do Jamboree Europeu, postergado para 2021.

Oficinas, Encontros, Fóruns, Cúpulas proporcionam muitas outras oportunidades para participação de jovens. Em função do número de vagas dessas iniciativas, a ENRI realiza processos seletivos para escolha dos participantes. Fique atento ao site e mídias sociais.

Mundo
24° Jamboree Mundial Escoteiro, Summit Bechtel Reserve, West Virginia, Estados Unidos. // Gabriel Rodrigues, Escoteiros do Brasil

Centros Escoteiros Internacionais

Centros Escoteiros são espaços onde escoteiros de todo mundo podem realizar e participar de uma ampla gama de atividades e principalmente ter uma vivência da fraternidade escoteira. 

Diversos países possuem Centros Escoteiros que podem ser visitados ou onde é possível realizar um intercâmbio, atuando no dia a dia, conforme as necessidades locais. Confira os principais e mais famosos:

  • KANDERSTEG (KISC), nos Alpes Suíços, é o ambiente sonhado por B-P para abrigar um Jamboree permanente.
  • GILWELL PARK, na Inglaterra, é referência na formação de adultos.
  • SUNCHEON, na Coreia do Sul, incentiva que escoteiros e alunos das escolas locais desenvolvam atividades juntos.
  • CAIRO CENTER – Centro Escoteiro Internacional do Cairo, no Egito, recebe hóspedes escoteiros e não escoteiros em um ambiente com capacidade para acomodar 80 pessoas.
  • JAMBVILLE, na França, conta com infraestrutura completa para receber escoteiros interessados em praticar Escotismo.
  • SUMMIT BECHTEL RESERVE (SBR), no estado da West Virginia, Estados Unidos, é o local ideal para escoteiros que procuram aventuras e adrenalina.
  • PHILMONT Scout Ranch, no estado de New Mexico, Estados Unidos, combina desafios e as melhores atividades praticadas no velho oeste.
  • FLORIDA SEA BASE, também nos Estados Unidos, oferece uma série de atividades aquáticas para escoteiros de todo o mundo.

Centros para Hospedagem

  • B-P HOUSE, em Londres, Inglaterra, é um hostel e centro de convenções sobre administração do Grupo Meininger. 
  • BP INTERNATIONAL, em Hong Kong, é um hotel com instalações modernas, preparado para receber famílias inteiras.

Mais Informações

Canais de Comunicação com a Equipe Nacional de Relações Internacionais:

E-mail: internacional@escoteiros.org.br 

Facebook: https://www.facebook.com/EscoteirosENRI

Pular para o conteúdo