» » Sessão especial em comemoração à Semana Municipal do Escotismo
Semana do Escotismo

Sessão especial em comemoração à Semana Municipal do Escotismo


26 de abril de 2018


 

A Câmara Municipal de Salvador instituiu a última semana do mês de abril como a Semana Municipal do Escotismo, no Calendário Oficial de Eventos do Município, através da Lei nº 9335/2018, sancionada pelo prefeito ACM Neto em 26/02/2018. A Lei é resultante de requerimento da vereadora Rogéria Santos, que dirigiu a Sessão Especial em Comemoração à Semana Municipal do Escotismo, no último dia 23 de abril, no Plenário Cosme de Farias da Câmara.

A Sessão, transmitida ao vivo pela TV Câmara, teve a mesa presidida pela vereadora Rogéria Santos, e foi composta também por representantes da Assembléia Legislativa da Bahia, da Marinha do Brasil / Capitania dos Portos, e contou ainda com a participação do dirigente escoteiro Jorge Antônio dos Santos, representando a diretoria da Região Escoteira da Bahia e de membros da comunidade escoteira da Bahia.

A jovem Jacinara Santos Silva de Morais, coordenadora dos Jovens Líderes dos Escoteiros da Bahia, falou do surgimento do Escotismo e da chegada do Movimento ao Brasil. Ressaltou os valores e ensinamentos transmitidos aos Escoteiros e falou sobre seu engajamento na coordenação dos Jovens Líderes dos Escoteiros da Bahia. Ao final, citando sua própria vivência escoteira, mencionou o aprendizado que Movimento lhe proporcionou e proporciona para sua vida.

Em seguida, a dirigente escoteira Adriana Silva Santos, presidente do 3° BA GEMar João das Bottas, homenageou o Lord Baden Powell, fundador e chefe mundial do Escotismo, e exaltou sua forma de pensar o mundo a partir do protagonismo juvenil, sendo esse um dos seus grandes legados para o Movimento. Para Baden Powell, o desenvolvimento dos jovens, à luz do respeito ao próximo e da prática de boas ações diárias, contribui para a construção de um mundo melhor.

O deputado estadual José de Arimatéia foi apresentado como um parlamentar que defende uma maior participação de jovens na Assembléia Legislativa e na sociedade. Elogiou a iniciativa da vereadora proponente da Semana Municipal do Escoteiro e disse da importância da atuação da Casa das Leis em favor das questões que envolvam a defesa dos interesses dos jovens e dos adolescentes.

O Capitão de Corveta Marcos Vinícius Fernandes, representando o Capitão de Mar e Guerra Leonardo Silva Reis, ressaltou a importância da iniciativa da Câmara e lembra que a Capitania dos Portos já apoia o Escotismo, inclusive com o acolhimento do GEMar João das Bottas, além de colaborar com diversas atividades escoteiras. Segundo o Capitão, as ações dos escoteiros são importantes para estimular a juventude a participar de forma mais proativa do desenvolvimento do nosso país. Encerrou sua fala afirmando que a Capitania “enaltece e está de portas abertas para ajudar, em tudo o que for possível, aos Escoteiros”.

O dirigente escoteiro Antônio Luis Malafaia, Integrante do Conselho de Administração Nacional da UEB, falou de seu ingresso no Escotismo em sua juventude e que desenvolveu grande parte de sua vida, inclusive profissional, dentro do Movimento Escoteiro. “O Movimento Escoteiro é o desenvolvimento pessoal, um movimento progressista”, afirmou.

O chefe Emilton Moreira Rosa, ex-Cônsul do Japão na Bahia e integrante da Associação dos Amigos do Escotismo da Bahia, afirmou que a iniciativa da vereadora é marcante para a nossa Região Escoteira e que a iniciativa pode contar com os Amigos do Escotismo da Bahia, sabendo-se que a intenção é de que o Movimento continue vivo e se ampliando cada dia mais. Ao final de sua fala, o chf Rosa cantou a música de temática escoteira ‘Kenia’, de sua autoria em homenagem a Baden Powell, recebendo entusiasmados aplausos de todos os presentes.

O dirigente escoteiro Ademir dos Santos Junior, membro voluntário do GEMar João das Bottas, iniciou cantando a música “O espírito de BP”, tendo sido seguido por todos os presentes. Fez menção ao chefe Ivan Rodovalho, que estava presente, lembrando que ele lhe deu conselhos, de modo que seu comportamento mudou completamente, a partir da Promessa Escoteira que lhe foi ensinada pelo chefe Ivan. Atribuiu o fato de o Escotismo estar vivo até hoje à atuação dos antigos chefes escoteiros, que acreditaram na juventude que hoje está aí. Pediu que a vereadora também abraçasse a Rede de Jovens Líderes e conclamou aos pais que “libertem seus filhos das redes sociais e os tragam para o Escotismo”.

Além de ter formulado o Projeto de Lei que inseriu a Semana Municipal do Escotismo no Calendário Municipal, a integrante do Legislativo municipal já vem colaborando há mais tempo com os Escoteiros da Bahia, notadamente através do Grupo Escoteiro do Mar João das Bottas, sediado na Capitania dos Portos da Bahia. Ela mesma citou uma ocasião em que participou de atividades escoteiras, atuando em comunidades carentes sob chuva, catando latas, pneus e garrafas, fazendo um trabalho de limpeza urbana e de prevenção à Dengue.

Ao final da Sessão, foram dedicados certificados de agradecimentos a alguns colaboradores do Movimento e os voluntários escoteiros Ademir Jr e Adriana Santos procederam o ato de homenagem à vereadora Rogéria Santos, dedicando-lhe a medalha Gratidão Ouro, concedida pela União dos Escoteiros do Brasil, a pedido do Grupo Escoteiro do Mar João das Bottas, em razão dos relevantes serviços prestados ao Escotismo. Emocionada, a vereadora disse estar muito honrada e alegre e informou que em muito breve vai fazer a Promessa Escoteira e ingressar no Movimento Escoteiro. “Então, se servir é ser Escoteiro, eu digo com toda honra para os senhores: eis-me aqui, porque eu quero sim servir ao Escotismo e servir sempre à cidade de Salvador, ao Estado da Bahia e ao meu país”, disse a parlamentar.

  • Compartilhe:

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens