INSÍGNIA DO APRENDER
Objetivo
Possibilitar que a criança adquira hábitos que permitam conhecer, dialogar e aprender.Aprendendo a Aprender
a) Organizar o espaço de estudo adequadamente, observando a sua iluminação, local para acondicionamento dos materiais e ambiente.
b) Ter o seu material escolar devidamente organizado, demonstrado cuidados com os livros, cadernos e demais materiais.
c) Destinar o tempo adequado para seu estudo e tarefas de casa, relatando aos pais, a Akela ou outro Velho Lobo quanto tempo utiliza para essas atividades.Aprendendo com os outros
a) Participar, como Lobinho, de pelo menos uma edição do Projeto Educação Escoteira com sua Alcateia, ou de outra atividade em conjunto com escolas realizada pela sua Alcateia ou pelo seu Grupo Escoteiro/Seção Autônoma.
b) Participar ativamente de pelo menos duas atividades especiais em sua escola (Ex.: Festa Junina, Feira de Ciências, Excursão, etc.) e mostrar fotos ou relatório para a Alcateia.Atitude para aprender e ensinar
a) Apoiar um colega de classe em alguma tarefa ou ajudá-lo a aprender algum conteúdo que tenha dificuldade.
b) Conversar com seus pais , Akela ou outro Velho Lobo sobre sua participação na escola, seu interesse pelos estudos e sobre os pontos que podem ser melhorados para ser um melhor aluno.
INSÍGNIA DO CONE SUL
Geografia
Realizar TODAS as atividades abaixo:
a) Indicar, no mapa mundi, onde estão localizados os demais países do Cone Sul, sabendo reconhecer suas bandeiras e explicar o significado das cores de cada uma delas.
b) Pesquisar a história de algo importante por sua utilidade que tenha sido inventado em um dos países do Cone Sul. Cultura
Realizar pelo menos duas, dentre as opções abaixo:
a) Degustar pelo menos um prato típico de outro país do Cone Sul, conhecendo sua história e origem.
b) Visitar exposições ou feiras culturais referentes a outros países do Cone Sul.
c) Conhecer uma lenda ou conto de outro país do Cone Sul e contá-la para Alcateia.
d) Conhecer a principal dança típica de pelo menos dois países do Cone Sul.
e) Ir a uma peça de teatro cujo roteiro seja de outro país do Cone Sul e não esteja adaptado.Linguagem e Comunicação
Realizar pelo menos duas, dentre as opções abaixo:
a) Assistir uma animação ou filme nacional de outro país do Cone Sul.
b) Enviar e receber uma correspondência, ou e-mail, contendo uma foto de sua Alcateia, para um lobinho de outro país do Cone Sul.
c) Entrevistar alguém que esteja morando, ou tenha morado em algum país do Cone Sul.Escotismo
Realizar pelo menos duas, dentre as opções abaixo:
a) Descobrir quais distintivos poderia conquistar se fosse de outro país do Cone Sul.
b) Ensinar a Alcateia a cantar uma canção escoteira de outro país do Cone Sul.
c) Conhecer as principais terminologias do Ramo Lobinho (Alcateia, Matilha, acampamento, etc) em castelhano ou em outro idioma falado em países do Cone Sul, como o guarani.
d) Conhecer os nomes e os símbolos das Associações Escoteiras dos países que integram o Cone Sul.
INSÍGNIA DA BOA AÇÃO
Explorar a sua comunidade:
a) Conhecer os principais problemas sociais de sua rua ou bairro e conversar com seus pais ou velhos lobos sobre como você poderia contribuir para resolvê-los.
b) Conhecer instituições de sua comunidade que realizam ações assistenciais a pessoas necessitadas ou orientação para a melhoria da vida das pessoas, procurando saber de que forma sua Alcateia poderia ajudá-las.
Lobinho em Atividade:
a) Participar de pelo menos uma edição do Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária com sua Alcateia ou de outra atividade de ação comunitária realizada pela sua Alcateia ou por seu Grupo Escoteiro.
b) Perceber os eventuais perigos a que estão expostos os lobinhos em uma excursão ou acampamento/acantonamento e ajudar a aplicar as regras de segurança para evitá-los.
Lobinho em Ação:
a) Participar de pelo menos três boas ações coletivas com sua Alcateia, contribuindo com ideias e ações para o planejamento e execução das atividades.
b) Participar de uma ação comunitária promovida por alguma instituição de sua comunidade: igreja, clube, escola, posto de saúde, polícia, bombeiros, casa comercial, etc. e fazer um relatório sobre essa participação.
c) Planejar e executar uma boa ação, diferente das realizadas anteriormente, que seja útil em sua Alcateia, casa, escola ou comunidade, com duração mínima de um mês, apresentando posteriormente os resultados para sua Alcateia.
INSÍGNIA DA LUSOFONIA
Geografia:
Realizar pelo menos duas das opções abaixo:
a) Pesquisar os temperos e especiarias típicos dos países lusófonos, também presentes no Brasil.
b) Pesquisar a fauna e flora típicos dos países lusófonos, também presentes no Brasil.
c) Pesquisar utensílios e invenções utilizadas no Brasil, criados em algum país lusófonos.
d) Indicar, no mapa mundi, onde estão localizados os países lusófonos e reconhecer suas respectivas bandeiras.
Cultura:
a) Realizar pelo menos três das opções abaixo:
b) Visitar exposições ou feiras culturais referentes a outros países lusófonos.
c) Degustar pelo menos uma refeição típica de outro país lusófono, conhecendo sua história e origem.
d) Ir a uma peça de teatro cujo roteiro seja de outro país lusófono e não esteja adaptado.
e) Assistir um espetáculo (circo, show musical etc) que seja originário de outro país lusófono.
f) Conhecer uma lenda ou conto de um outro país lusófono, e contá-la para sua Alcateia.
Linguagem e Comunicação:
a) Realizar pelo menos duas, dentre as opções abaixo:
b) Entrevistar alguém que tenha morado, ou esteja morando, em um país lusófono;
c) Ver um filme nacional ou animação de outro país Lusófono;
d) Enviar e receber uma correspondência, ou e-mail, contendo uma foto de sua Alcateia, para um lobinho de outro país Lusófono
Escotismo:
a) Realizar pelo menos duas das opções abaixo:
b) Descobrir quais distintivos o Lobinho poderia conquistar se fosse de outro país lusófono.
c) Fazer uma lista de termos escoteiros utilizados em outro país lusófono.
d) Conhecer o símbolo das Associações Escoteiras dos países lusófonos.