Modelo de Gestão de adultos
O modelo de Gestão de adultos dos Escoteiros do Brasil traz ênfase no Ciclo de vida.
O processo do ciclo de vida é um processo que garante a qualidade de vida dos adultos dentro da organização. É uma ferramenta que trata de valorizar a presença do adulto, possibilitando que ele possa sempre entregar o seu melhor, lembrando sempre às estruturas diretivas da organização, o cuidado e reconhecimento necessário a todos que se dedicam ao escotismo.
No Movimento Escoteiro, a participação de adultos comprometidos e aptos para a prática do Escotismo garante a qualidade na entrega dos resultados esperados pela Organização.
O Sistema de Formação de Adultos
O Sistema de Formação de Adultos é parte fundamental no processo de aprendizagem do voluntário. Todo adulto que venha a desempenhar cargo ou função, como escotista ou dirigente, tem o direito e o dever de se aperfeiçoar ao máximo possível para desempenhar suas responsabilidades no Escotismo da melhor forma.
O processo de formação dos adultos compreende todo o ciclo de vida do adulto no Movimento Escoteiro, por meio de uma formação personalizada e contínua, estimulando a autoaprendizagem e o desenvolvimento de competências em três áreas: conhecimento e como aplicá-lo na solução de problemas; habilidades desenvolvidas por meio da experiência real; e valores e atitudes.
O processo de formação é composto por duas linhas:
- Escotista (que atua diretamente com os jovens);
- Dirigente (que trabalha na administração do grupo escoteiro).
Cada linha de formação se dá a partir da vivência de rotas de aprendizagem específicas (divididas em 3 níveis progressivos), com o objetivo de desenvolver um conjunto de competências que contribui para a boa prática do Escotismo.
- Nível Preliminar – É evidenciado com comportamentos que demonstram a capacidade de realizar relações simples entre conceitos e elementos próprios do cargo/função e seu dia a dia.
- Nível Intermediário – É evidenciado a partir de comportamentos que demonstram a execução, aplicação e análise permitindo relações entre conceitos e elementos próprios do cargo/função e seu dia a dia, possibilitando a percepção de causa-efeito de suas ações.
- Nível Avançado – : É evidenciado em comportamentos que demonstram a capacidade de sintetizar conceitos, propor novas ideias e a melhoria contínua a partir da autoavaliação/avaliação crítica dos conceitos e elementos próprios do cargo/função e seu dia a dia.
Ao concluir o Nível Avançado o voluntário então recebe a certificação da Insígnia de Madeira.