MÉTODOS EDUCATIVOS
Sua principal função é atuar no desenvolvimento, inovação, implementação e avaliação da proposta educativa dos Escoteiros do Brasil em nível regional. A Equipe Regional de Métodos Educativos conta com duas áreas determinantes para a realização da prática escoteira: Programa Educativo e Gestão de Adultos. Sob sua coordenação também estão as equipes: Mundo Melhor, Atividades Especiais e Certificações, que atuam transversalmente nos diversos projetos e iniciativas da área.
PROGRAMA EDUCATIVO
A Equipe Regional de Programa Educativo é responsável por desenvolver, implementar e avaliar as oportunidades de aprendizagem das quais os jovens podem se beneficiar, de modo que adquiram conhecimentos, habilidades e atitudes que auxiliarão no seu desenvolvimento. Suas principais responsabilidades englobam o apoio a correta aplicação do Método Escoteiro, o desenvolvimento de instrumentos de apoio para a prática escoteira (literaturas, atividades, etc.).
Contate a equipe pelo e-mail gestaodeadultos@escoteirosba.org.br
O Núcleo Regional de Jovens Líderes é a estrutura que faz a gestão da Rede Nacional de Jovens Líderes em nível regional, sendo composto por quatro jovens, sendo dois comunicadores e dois coordenadores, escolhidos durante o Fórum Regional. A função da equipe é coordenar e, principalmente, animar as diversas iniciativas juvenis, também fazendo a representação juvenil dentro das estruturas do nível regional e local.
Além dos quatro membros eleitos, pode compor o núcleo regional os orientadores que são jovens líderes nomeados para atuar em áreas estratégicas.
Contate o núcleo regional pelo e-mail rede@escoteirosba.org.br
A Região Escoteira da Bahia criou, em 10 de janeiro de 2018, por meio da Resolução 001/2018, o Memorial Escoteiro da Bahia, um grupo de trabalho que tem a missão de preservar e promover a história do escotismo da Bahia e do Brasil e produzir conteúdo informativo.
Em uma das frentes, o Memorial está reunindo distintivos de atividades regionais e de Grupos Escoteiros baianos, que farão parte de expografias, exposições presenciais e virtuais, bem como mostras temáticas itinerantes, a serem levadas a Unidades Escoteiras Locais, instituições de ensino públicas e privadas e a locais de grande circulação de pessoas.
Cada contribuição da comunidade escoteira em geral é fundamental para esse projeto, que pretende ir mais fundo no resgate da nossa história centenária. Além de reunir distintivos de atividades, a equipe também está catalogando lenços, cintos, publicações e outros. Os itens doados ficarão sob guarda do Memorial e serão incorporados ao acervo.
Contate o Memorial Escoteiro da Bahia pelo e-mail memorial@escoteirosba.org.br