INSÍGNIA DO APRENDER
Objetivo
Demonstrar capacidade de consolidar conhecimentos já adquiridos e adquirir novos conceitos, proporcionando diferentes formas de pensar e aprender.
Aprendendo a Aprender
a) Manter seu local e materiais de estudo organizados e possuir uma agenda semanal para estudar, realizar as tarefas escolares e leitura de livros.
b) Elaborar um calendário contendo as atividades escolares, como eventos, provas, atividades extraclasses, etc., bem como os eventos de sua atividade escoteira.
c) Saber fazer anotações e resumos das aulas, apresentando as anotações, destaques de texto ou resumos existentes em seus livros e/ou cadernos escolares. Utilizando suas anotações, explicar ao escotista pelo menos dois conteúdos aprendidos em sala de aula.
Aprendendo com os outros
a) Participar, como escoteiro, de pelo menos uma edição do Projeto Educação Escoteira ou de outra atividade em conjunto com escolas realizada pela sua patrulha, tropa ou grupo escoteiro.
b) Preparar um cartaz, folder ou outro material similar sobre um dos seguintes temas: bullying, organização de local de estudo, bons hábitos de estudo ou outro tema relacionado a educação.
c) Preparar e aplicar para sua patrulha ou tropa um jogo ou técnica escoteira relacionando-o a uma das matérias estudadas na escola.
Atitude para aprender e ensinar
a) Participar de um grupo de estudo ou trabalho em grupo sobre determinada matéria.
b) Realizar uma reflexão pessoal sobre seu ambiente escolar, analisando os pontos positivos e pontos que podem ser melhorados. A reflexão deverá ser compartilhada com pelo menos um de seus professores.
INSÍGNIA DO CONE SUL
Escotismo
Realizar pelo menos duas, dentre as opções abaixo:
a) Apresentar para sua Tropa como é o Escotismo em pelo menos 3 países do Cone Sul (vestuário/uniforme, distintivos, idades para ingresso, símbolo da associação, estrutura, etc).
b) Participar de um Jamboree Panamericano ou outra atividade com escoteiros de outros países do Cone Sul.
c) Participar de um JOTA – Jamboree on the Air, comprovando os contatos realizados com outros escoteiros do Cone Sul, por meio do “cartão QSL da estação” recebido.
d) Preparar um prato típico da culinária mateira, que seja popular em outro país do Cone Sul, e não usual dos Escoteiros do Brasil.
e) Aprender uma técnica de campo (pioneiria, amarra, confecção de forno, etc) que seja diferente ou não usual dos Escoteiros do Brasil, e aplica-la em uma atividade.
Cultura
Realizar pelo menos três, dentre as opções abaixo:
a) Explorar a música e a dança em pelo menos 3 países do Cone Sul, destacando quais os principais ritmos, cantores e instrumentos.
b) Fazer uma esquete baseada em uma lenda ou conto de um outro país do Cone Sul.
c) Elaborar um jantar completo (prato principal, acompanhamento, bebida e sobremesa) para sua Patrulha.
d) Ler um livro originário de outro país do Cone Sul e apresentar um resumo para sua Seção.
e) Participar de uma festa típica relativa à cultura de outro país do Cone Sul.
Linguagem e Comunicação
Realizar pelo menos duas, sendo obrigatória a primeira:
a) Participar ativamente de um debate (pessoal, via internet ou radioamador) com, pelo menos, mais duas pessoas de outro país do Cone Sul; sobre um tema de abrangência global da atualidade.
b) Criar uma comunidade, ou grupo, em alguma rede social, com jovens e adultos de outros países do Cone Sul e mantê-la atualizada com notícias e informações úteis por pelo menos quatro meses.
c) Criar um “Jornal Mural” na Sede de seu Grupo Escoteiro e mantê-lo atualizado com notícias úteis do Cone Sul por pelo menos quatro meses.
d) Participar de um Home-Hospitality, recebendo por pelo menos quatro dias em sua casa, um escoteiro de outro país do Cone Sul, apresentando posteriormente para sua seção um relato das atividades desenvolvidas (pontos turísticos visitados), bem como as impressões do convidado em relação ao nosso país.
Geografia
Realizar pelo menos duas, dentre as opções abaixo:
a) Organizar um mural sobre os países do Cone Sul e divulgar para a seção ou para o Grupo Escoteiro;
b) Pesquisar locais em outro país do Cone Sul, indicando onde poderiam ser realizadas atividades como: trilhas, acampamentos, escaladas, travessias, etc e divulgar no site da seção ou do Grupo Escoteiro;
c) Pesquisar os principais pontos turísticos de pelo menos dois países do Cone Sul.
d) Montar um quadro comparativo contendo as principais diferenças de clima, flora, fauna e relevo de pelo menos 3 países do Cone Sul.
INSÍGNIA DO DESAFIO COMUNITÁRIO
REQUISITOS:
1. Participar, como Escoteiro, de um Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária ou de outra atividade de ação comunitária realizada pela sua Patrulha, Tropa ou pelo seu Grupo Escoteiro.
2. Participar de um PROJETO, no Ramo Escoteiro, que pode ser realizado sozinho, com outro companheiro ou companheiros de patrulha, ou com sua patrulha, nas seguintes condições:
- Que seja idealizado e concebido pelo próprio jovem, companheiro(s) ou Patrulha;
- Cujo conteúdo seja resultado de uma necessidade apresentada por sua comunidade próxima (ex: Tropa, grupo ou bairro.);
- Que seja desenvolvido seguindo todas as etapas de diagnóstico, organização, execução e avaliação; com acompanhamento de um adulto aprovado pela Chefia de Tropa;
- Cuja execução ocupe um período mínimo de 3 meses de duração;
- Cujo conteúdo esteja relacionado a uma das áreas seguintes: Ciência e Tecnologia, Saúde e Meio Ambiente, Cultura e Artes, e Paz e Compreensão; e
- Que seja apresentado relatório final com todos os dados e resultados do projeto.
INSÍGNIA DA LUSOFONIA
Linguagem e Comunicação:
Realizar pelo menos duas, dentre as opções abaixo:
1) Acompanhar as principais notícias de um site de notícias ou jornal de outro país Lusófono, por pelo menos duas semanas, e apresentar uma coletânea para a sua Seção.
2) Ler um livro originário de outro país Lusófono e apresentar um resumo para sua Seção.
3) Entrar em contato com um jovem escoteiro ou escoteira de outro país da CEL (através da escrita) para produzir uma notícia de uma atividade que ele tenha realizado.
4) Entrar em contato com um jovem escoteiro, ou escoteira, de outro país da CEL, por meio de contato via radioamador, comprovando o contato com apresentação de cartão QSL ou correspondência, formal ou eletrônica, que contenha os dados do contato: data/hora, faixa/frequência e nomes/indicativos das estações envolvidas.
5) Participar de um Home-Hospitality, recebendo por pelo menos dois dias em sua casa, um escoteiro de outro país lusófono, relatando posteriormente a sua seção sua experiência com relação aos costumes do convidado e as dificuldades/facilidades de comunicação, bem como as características que temos em comum.
Escotismo:
a) Realizar pelo menos duas, dentre as opções abaixo:
b) Aprender uma canção e ensiná-la à seção (via internet ou pessoalmente);
c) Preparar um prato típico da culinária mateira, que seja popular em outro país Lusófono, e que seja desconhecido dos Escoteiros do Brasil.
d) Participar de um Encontro Lusófono em um Jamboree.
e) Apresentar para sua Tropa como é o Escotismo em pelo menos 3 países Lusófonos (uniforme, distintivos, idades para ingresso, símbolo da associação, estrutura, etc).
f) Participar de um JOTA – Jamboree on the Air, comprovando os contatos realizados com outros escoteiros da CEL, por meio do “cartão QSL da estação” recebido.
Cultura:
a) Realizar pelo menos três, dentre as opções abaixo:
b) Fazer uma peça de artesanato de outro país lusófono;
c) Fazer um jantar completo para a sua patrulha com comidas típicas de outro país lusófono;
d) Fazer uma esquete baseada em uma lenda ou conto de um outro país lusófono.
e) Fazer um recital de poemas, poesias e declamações de outro país lusófono na seção;
f) Promover um sarau com músicas de bandas e artistas de outros países lusófonos que sejam cantadas em português;
g) Editar um vídeo com canções ou danças populares de outro país e divulgar para o Grupo Escoteiro.
Geografia:
a) Realizar pelo menos duas, dentre as opções abaixo:
b) Organizar um mural sobre os países lusófonos e divulgar para a seção ou para o Grupo Escoteiro;
c) Pesquisar locais em outro país lusófono onde poderiam fazer trilhas, acampamentos, escaladas, travessias, etc e divulgar no site da seção ou do Grupo Escoteiro;
d) Pesquisar pontos turísticos em outro país lusófono e apresentar à seção;
f) Montar um quadro comparativo contendo as principais diferenças de clima, flora, fauna e relevo de pelo menos 3 países lusófonos.